sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Ação Educativa e a Periferia no Centro

Quem caminha pelo centro, na região da Sta.Cecília, Consolação deve conhecer um espaço interessante na General Jardim, a Ação Educativa.


"A Ação Educativa é uma organização fundada em 1994, com a missão de promover os direitos educativos e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil."


Como alguns ja sabem eu pesquiso e também escrevo sobre arte e cultura marginal no Marginal Style , um blog de pesquisas, top no google nesses termos devo dizer e pelo que tenho acompanhado essa entidade é uma das que mais tem desenvolvido, chamado a atenção para o tema que sabemos tem um papel fundamental na produção cultural e artística e é carente de ações como essa que incentiva e fomenta a criação do novo. 


São diversas ações divididas em três grandes áreas de atuação: educação, juventude e espaço de cultura e mobilização social.
Entre as atividades estão a arte-educação na fundação casa para menores que estão detidos, o Centro de Mídia Juvenil que busca fomentar e apoiar as produções videográficas de grupos juvenis, engajados em organizações comunitárias ou movimentos sociais, da Região Metropolitana de São Paulo com oficinas, cursos e seminários, empréstimo de equipamentos, cessão da ilha de edição para finalização de trabalhos e disponibilização de um acervo multimídia especializado.
No fim da matéria segue um link para conhecer melhor os programas, dentre eles o que pode interessar mais aqui, por isso dou destaque é o O Ponto de Cultura Periferia no Centro

Inaugurado em março de 2010, o ponto será voltado para a divulgação da produção de artistas individuais, grupos e coletivos das periferias, cumprindo também um papel de difusão da cultura periférica em diversas linguagens.


O Ponto é também um espaço para escoamento dos trabalhos artísticos produzidos por meninos e meninas que cumprem medida sócioeducativa nas 15 unidades da Fundação Casa, onde a Ação Educativa realiza, por meio do Projeto Arte na Casa, oficinas culturais que atendem mais de 1,2 mil adolescentes.


O espaço agrega e amplia também o trabalho do Centro de Mídia Juvenil e da Agenda Cultural da Periferia, guia cultural que a instituição publica mensalmente desde maio de 2007 que divulga em cada edição mais de 80 eventos.


O Ponto tem uma programação mensal que conta com eventos fixos, como o Sarau do Rap, o Suburbano no Centro, a Rinha dos MCs, o Samba de Comunidade, Clube do Rap Pockets (dia 9 de maio ás 19h), a feira do Origens Hip Hop além de atividades de dança espetáculos cênicos e exposições.




Entrada Franca.


Ação Educativa
Programação Completa maio
Para seguir o caminho inverso, saber o oq acontece na periferia, acesse a agenda que eles preparam.



Rua general Jardim, 660

Exibir mapa ampliado








Nenhum comentário:

,