domingo, 8 de agosto de 2010

Cinema de Rua na Augusta - Cine Belas Artes

O Elétrico Cineclube e o Oscarito foram decisivos para consolidar na região da Augusta o circuito de salas que oferecem programação diferenciada e incentivam a aproximação do público com a sétima arte.

Bombaram entre 88 e 94 e serviram de modelo para outras salas no Brasil. Talvez por influência deles, hoje os cineclubes ganharam isenção de IPTU e as salas de rua de ISS para cumprirem a missão de ser uma alternativa no circuito de shopping.

Um dos responsáveis desta cena comanda hoje a terceira sala desta série de posts que escrevo sobre o circuito de cinema de rua na Augusta.

Cine Belas Artes

Em 2002, André Sturm, da Pandora Filmes, assumiu o desafio de salvar o Belas Artes da falência. Correu atrás, descolou parcerias e patrocínios e em 2004, o cinema reabriu com o nome de HSBC Belas Artes.

fachada do HSBC

No dia 31 de março de 2010, o HSBC encerrou seu patrocínio ao Belas Artes, mas a sala permaneceu aberta, oferecendo a mesma programação alternativa e de "bom gosto" que a fez famosa. Os nomes das salas do Cine Belas Artes refletem esta preocupação com a qualidade e homenageiam grandes nomes da cultura Brasileira.

Salas com nome de personalidades brasileiras

Destaque na programação, o Noitão Belas Artes resgata a cena cineclubista da Augusta dos anos 80. Uma galera disposta a atravessar a madrugada dentro do cinema paga R$16 para ver 3 filmes, com intervalo entre eles de 20 minutos e café da manhã na faixa no final da última sessão.

O primeiro filme é inédito, o último é surpresa, o público só descobre qual é no início da projeção.

Na próxima sexta-feira 13 a esta postagem, o tema do noitão foi Filmes de Terror.

Fechamento sob protestos

Na primeira semana de Janeiro, André Sturm anuncia que o proprietário do prédio onde o HSBC está instalado está pedindo para o cinema deixar o imóvel e o HSBC vai fechar em Fevereiro. 
A notícia apareceu até no JN e já há abaixo-assinados contra o fechamento deste importante cinema de rua.


Cine Belas Artes

Rua da Consolação, 2423 (quase na esquina da Av. Paulista)

Consulte programação.

Nenhum comentário:

,